(65) 3491-1676 contato@cartoriodeitiquira.com.br
Post30 01 Face

Entenda o que é Testamento Vital

O documento, lavrado em Cartório de Notas, permite ao cidadão expressar sua vontade em relação à sua saúde.

Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), também conhecida como Testamento Vital, consiste na declaração em documento redigido por pessoa em plena capacidade mental no qual ela informa ou manifesta orientações sobre quais cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetida, em caso de doenças graves ou terminais.

O documento consiste em um conjunto de orientações que indicam como essa pessoa gostaria de ser cuidada em um momento em que ela não puder mais relatar suas próprias vontades. A pessoa pode determinar que não gostaria que fossem feitos procedimentos invasivos que não alteram suas chances de cura. Entram nesse rol a entubação, a traqueostomia (abrir um orifício na traqueia para passagem de ar), sessões de hemodiálise (filtragem do sangue) ou reanimação após uma parada cardiorrespiratória. Como a eutanásia não é permitida no Brasil, não podem constar do documento procedimentos para causar a morte do paciente.

Qualquer pessoa pode redigir seu próprio testamento. O mais comum é que o recurso seja usado por pessoas já doentes. Mas pessoas saudáveis também podem redigir o seu. Nesse processo, quem manda é o paciente.

Consulte um tabelião de sua confiança para mais informações sobre o ato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *