(65) 3491-1676 contato@cartoriodeitiquira.com.br
Post26 12 (1)

CPF é emitido em Certidão de Nascimento

Serviço diminui riscos de fraudes e problema com homônimos

A Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Provimento nº 63, instituiu regras para emissão de certidões pelos Cartórios de Registro Civil do País. A partir da regulamentação, as certidões de nascimento, de casamento e de óbito trarão, obrigatoriamente, o número do CPF do titular. O serviço diminui riscos de fraudes e problema com homônimos.

Cartórios de Mato Grosso estão integrados ao sistema de emissão de CPF para recém-nascidos nas certidões de nascimento. Segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), as serventias informarão os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo.

A medida é uma demanda antiga da sociedade e, por meio dela, a Receita poderá fazer um cruzamento da base de dados de forma segura, evitando eventuais tentativas de fraudes, também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança.

A primeira via do serviço é gratuita é pode ser realizada para pessoas em qualquer idade. Registar a certidão é um dever de cidadania e garante a existência da pessoa diante da lei.

Consulte-nos para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *