Protesto de títulos: saiba quais documentos podem ser protestados e como solicitar a cobrança

protesto

O protesto de títulos nada mais é do que a recuperação de créditos para pessoas jurídicas e físicas. Solicitado diretamente em Cartório de Protesto, o ato é gratuito para o credor, pois todos os gastos com despesas da dívida e custos do Cartório devem ser inteiramente pagos pelo devedor.

Há vários títulos que podem ser protestados, entre eles: as notas promissórias, duplicatas mercantis e de serviço, cheques, contratos em geral, letra de câmbio entre outros.

Para dar entrada no protesto, é necessária a emissão do Instrumento de Protesto, realizada pelo Cartório. Basta informar o nome completo, telefone e endereço do credor; nome completo e endereço do devedor; espécie do título; número do título e valor do título.

Em alguns casos, o protestante não tem a informação sobre o endereço do devedor, quando isso ocorre, é possível pesquisar essa informação, de forma gratuita, nos bancos de dados da cidade.

Após a realização de todos os trâmites, a finalização do protesto se dá após o preenchimento de um formulário que formaliza a vontade do credor e seguem-se as notificações ao devedor e ao serviço de proteção ao consumidor.

Para mais informações sobre esse serviço, consulte-nos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *